Mulheres rendeiras
Em 2012, a renda das mulheres brasileiras será de R$717 bilhões
Da redação em 13/08/2012
Com a participação mais ativa da mulher
no mercado de trabalho nos últimos anos, uma pesquisa realizada pelo
Instituto Data Popular revela que a renda das mulheres brasileiras em
2012 será de R$717 bilhões. Esse montante é 66% maior se comparado ao
de 2002 (R$403 bilhões).
Atualmente, a população do País é
composta por 98,6 milhões de mulheres e dessas, 54,6% fazem parte da
nova classe média. Há 11 anos esse percentual era de 38,6%, segundo
dados do mesmo instituto.
Seguramente, o crescimento da participação
feminina no mercado de trabalho segue contribuindo para que esses
números estejam maiores a cada ano, sem previsão ou estimativa de
queda.
O público feminino é, sem dúvida, uma das
fatias mais importantes do mercado de consumo. Entre 80% e 90% das
mulheres lideram as decisões de compra nas áreas de beleza,
alimentação, orçamento doméstico e produtos para os filhos.
A economia hoje em dia é baseada
fortemente no setor de serviços, onde o maior consumidor é o sexo
feminino, e as empresas prestam atenção no que esse grupo de
consumidoras deseja. O Brasil ainda deve ver mais alguns anos de
crescimento da participação da mulher no setor produtivo e nas decisões
de consumo, bem como o aumento do diferencial de qualificação em favor
delas.
O número de serviços e produtos criados
para atender às mulheres é cada vez maior, visando seu potencial de
influência e poder de compra. Segundo a pesquisa, apesar de elas
possuírem grande poder na decisão de compra, setores como bancos,
planos de saúde e fitness ainda não as atraem, pois alguns produtos
desses segmentos são de difícil assimilação e, com isso, deixam de
conquistar mais espaço e lucro.
BM&FBOVESP
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