19/09/2014 10h36
- Atualizado em
19/09/2014 11h05
Alibaba estreia na Bolsa de NY nesta sexta-feira
Alibaba precificou seu IPO em US$ 68 por ação na véspera.
Oferta de ações é a maior da história, nos Estados Unidos.
Alibaba estreia na Bolsa de NY (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
As ações do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba Group
estreiam nesta sexta-feira (19) na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).
A oferta de ações da companhia é uma das maiores da história, e a maior
dos Estados Unidos. Tradicionalmente, no primeiro dia de negociação das
ações de uma empresa, o dono costuma tocar o sino de abertura da bolsa
de valores. No entanto, Jack Ma cedeu lugar a consumidores.
A expectativa é que as ações comecem a ser negociadas em breve. De
acordo com a Nyse, todos os sistemas estão operando normalmente.
O preço inicial de suas ações foi fixado em US$ 68, na véspera. Com
esse preço por papel, o grupo deverá arrecadar, em sua oferta pública
inicial, o valor de US$ 21,8 bilhões, superando o recorde do Banco da
Agricultura da China, que obteve US$ 21,1 bilhões em 2010.
O fundador do grupo Alibaba faz gesto de positivo
posando para fotos ao chegar a Nyse, no dia em
que faz a oferta pública inicial de ações
de seu grupo no mercado (Foto: Lucas Jackson/
Reuters)
posando para fotos ao chegar a Nyse, no dia em
que faz a oferta pública inicial de ações
de seu grupo no mercado (Foto: Lucas Jackson/
Reuters)
Esse preço por ação também deverá fazer o Alibaba alcançar um valor de
mercado estimado em US$ 167,6 bilhões - colocando-o acima dos rivais
Amazon e eBay.
"Eu os colocaria (Alibaba) em uma classe de Facebook e Google, pela
escala que têm, além de perspectivas de crescimento e rentabilidade",
disse Scot Wingo, presidente da fornecedora de software de e-commerce
ChannelAdvisor.
Os investidores, interessados no rápido crescimento da China e na
evolução do setor de internet, têm clamado por ações da companhia desde
que executivos do alto escalão do Alibaba, incluindo o co-fundador e
presidente-executivo do Conselho Jack Ma, iniciaram as apresentações na
semana passada.
O Alibaba, que responde por mais transações do que a Amazon.com e eBay
combinados, elevou a faixa de preço do IPO devido à forte demanda.
No máximo dessa faixa de preço, a estreia no mercado do Alibaba
superará a listagem do Banco Agrícola da China em 2010, de US$ 22,1
bilhões.
No apartamento
Nos 15 anos desde que Ma fundou a empresa em seu apartamento de um quarto, o Alibaba tornou-se responsável por quatro quintos de todo o comércio online realizado na China, a segunda maior economia do mundo. A empresa também se ramificou em áreas como pagamentos eletrônicos e investimento financeiro.
Nos 15 anos desde que Ma fundou a empresa em seu apartamento de um quarto, o Alibaba tornou-se responsável por quatro quintos de todo o comércio online realizado na China, a segunda maior economia do mundo. A empresa também se ramificou em áreas como pagamentos eletrônicos e investimento financeiro.
A complexa estrutura de governança do Alibaba e os investimentos
externos de Ma levantaram questões sobre potenciais conflitos de
interesse e sobre a capacidade dos investidores de influenciar a
estratégia do Alibaba.
A empresa decidiu listar suas ações em Nova York depois de
representantes da bolsa de Hong Kong terem rejeitado seu pedido para
permitir que um pequeno grupo de membros da companhia nomeasse a maioria
do Conselho. A Hong Kong Exchanges e Clearing, que opera a bolsa, tem
uma política contra empresas com múltiplas classes de ações com
diferentes direitos de voto, mas agora está considerando o afrouxamento
dessas regras.
O Alibaba planeja expandir seus negócios nos Estados Unidos e na Europa
após o negócio. Mas nos Estados Unidos, pelo menos, a companhia não é
amplamente conhecida: uma pesquisa da Ipsos constatou que 88% dos
norte-americanos não tinham ouvido falar da empresa.
Segundo o "The Wall Street Journal”, o volume atingido em 2013 em
transações de sites do grupo chinês, US$ 240 bilhões, é mais que o dobro
do total movimentado pela Amazon e o triplo do eBay. O grupo é
responsável por 60% de todos os pacotes entregues na China, de acordo
com a "The Economist".
Um levantamento feito em 2013 mostrou que o Alibaba fechou o ano com
231 milhões de compradores, com uma média de 49 encomendas por
consumidor, de acordo com um levantamento da rede de TV “NBC”.
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