BC começa a baixar juros da economia
Copom reduz taxa Selic a 12% ao ano, primeira queda desde 2009
Rio - O Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, ontem, reduzir a Selic — taxa básica de juros — para 12%, por cinco votos a favor e dois pela manutenção em 12,50%. Não há chance de uma revisão até a próxima reunião, em 45 dias. Foi a primeira queda da taxa desde julho de 2009 e abaixo das expectativas de analistas.
Na ponta, os juros começarão a cair para consumidores.
Ao reavaliar o cenário internacional, o Copom considerou que houve “substancial deterioração” da economia, aparente em “reduções generalizadas” e de “grande magnitude” nas “projeções de crescimento para os principais blocos econômicos” mundiais. Essa foi a sexta reunião do Copom no ano. Nas cinco anteriores, houve sempre revisão da taxa para cima, no total de 1,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou dos 10,75%, no fim de 2010, para os 12,5% mantidos até a reunião passada, sob a justificativa de que a economia estava aquecida e era necessário conter as pressões inflacionárias.
“Em um cenário de desaceleração econômica, nacional e internacional, marcado ainda por anúncios do governo em prol de um maior controle fiscal, o Banco Central surpreendeu positivamente”, comentou Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ.
SEM VIÉS - O Copom tomou a decisão de reduzir a Selic por 5 votos a 2, sem viés, ou seja, sem possibilidade de revisão até a próxima reunião, que ocorre em 45 dias.
INFLAÇÃO - A Selic passou de 10,75%, no fim de 2010, para 12,5% até a reunião passada, sob a justificativa de que a economia estava aquecida e era necessário frear a inflação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário